TEMPERO NO FORTE 2012
Festival de Gastronomia de Praia do Forte começa no próximo dia 29 de novembro.
Em homenagem à Vila de Pescadores e em busca do resgate da cultura local, este ano o tema do Tempero No Forte são os Peixes da Bahia.
Até 09 de dezembro, baianos e turistas podem desfrutar dos variados sabores criados por chefs de diversos lugares, com receitas deliciosas com os mais variados peixes do litoral baiano nos mais de 30 restaurantes participantes.
É o Tempero no Forte, 7ª edição do Festival de Gastronomia e 4ª do Festival de Arte e Cultura de Praia do Forte e Imbassaí.
O Tempero no Forte conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Mata de São João, SETUR, SEBRAE, ABRASEL, SENAC, Fundação Garcia D’Ávila e Turisforte.
RECEITAS
GASTRONOMIA SALVADOR VISITA
FESTIVAL TEMPERO NO FORTE 2011
A EQUIPE DO GASTRONOMIA SALVADOR TEVE O PRIVILÉGIO DE IR CONFERIR O FESTIVAL TEMPERO NO FORTE JUNTO COM A CARAVANA DOS JORNALISTA, ORGANIZADA PELA COMUNICATIVA ASSESSORIA DE IMPRENSA.
AO CHEGAR NA PRAIA DO FORTE, FOMOS RECEBIDOS POR ANDREA COUTINHO UMA DAS ORGANIZADORAS DO EVENTO QUE DIVIDIU O GRUPO DE JORNALISTAS EM TRÊS. NOSSA EQUIPE TEVE O PRIVILÉGIO DE ESTAR NA COMPANHIA DE ANDREA COUTINHO, QUE ALÉM DE ESBANJAR SIMPATIA FOI UM EXCELENTE COMPANHIA E CICERONE NO NOSSO TOUR GASTRONOMICO PELO FESTIVAL.
NOSSA PRIMEIRA PARADA FOI NO ESPAÇO DA CACHAÇA, A BEBIDA É O TEMA DO FESTIVAL DESSE ANO. O ESPAÇO CONTA COM UMA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA DO PROCESSO DA CACHAÇA NA REGIÃO DA PRAIA DO FORTE E EXPOSIÇÃO E VENDA DE PRODUTOS DA CACHAÇA SAPIRANGA, PATROCINADORA DO FESTIVAL.
CARAVANA DE JORNALISTAS
PRATO: CAMARÃO Ó PAI Ó
EM SEGUIDA FOMOS AO RESTAURANTE TERRA BRASIL, ONDE O PRATO DO FESTIVAL ERA O CAMARÃO Ó PAI Ó ELABORADO PELA CHEF MARCIA PINCHEMEL(GO).
CONHECIDA POR TER SIDO A PRIMEIRA CHEF A CRIAR UM ELO ENTRE GASTRONOMIA E FRUTOS DO CERRADO, MARCIA DESEMBARCA NA PRAIA DO FORTE COM SEU CAMARÃO Ó PAI Ó,
O PRATO QUE É UM FELIZ CASAMENTO ENTRE A COZINHA REGIONAL DA BAHIA E DE GOIÁS, ESTAVA DOS DEUSES.
AINDA NO TERRA BRASIL SOBOREAMOS UM PRATO MARAVILHOSO DE LAGOSTA E SPAGHETTI DE FRUTOS DO MAR E PODEMOS CONFERIR DOIS TIPOS DE RISOTOS DA RISOTERIA, DENTRE ELES O PRATO DO FESTIVAL: RISOTO DE ALAMBIQUE (RISOTO DE FUMEIRO COM AMEIXA RECHEADA DE BRIE) QUE DISPENSA COMENTÁRIOS DE TÃO GOSTOSO.
TEMPERO NO FORTE 2011
Por: Daniele Coni
DANIELE CONI E A CHEF MARCIA PINCHEMEL
CAMARÃO Ó PAI Ó |
TERRA BRASIL - ANDREA COUTINHO (DE AMARELO) E DANIELE CONI
LAGOSTA COM SPAGHETTI AO FRUTOS DO MAR - TERRA BRASIL
SABOR DE OGUM
PRATO: FILÉ DE SALMÃO FLAMBADO NA CACHAÇA E CAMARÃO AO MOLHO TENTAÇÃO
O NOME DO PRATO JÁ DIZ TUDO, FILÉ DE SALMÃO COM CAMARÃO AO MOLHO TENTAÇÃO. E REALMENTE ESTAVA UMA TENTAÇÃO!
O PRATO QUE FOI UMA CRIAÇÃO DA CHEF DO RESTAURANTE RAIMUNDA PEREIRA, ESTAVA DIVINOOOO. O INTERESSANTE É QUE DEPOIS DO FESTIVAL OS PRATOS PASSAM A INTEGRAR O CARDÁPIO DO RESTAURANTE. VALE A PENA CONFERIR O SORVETE DE CREME COM CALDA DE CAIPIRINHA, SABOR INUSITADO!
PRATO: FILÉ DE SALMÃO FLAMBADO NA CACHAÇA E CAMARÃO AO MOLHO TENTAÇÃO
O NOME DO PRATO JÁ DIZ TUDO, FILÉ DE SALMÃO COM CAMARÃO AO MOLHO TENTAÇÃO. E REALMENTE ESTAVA UMA TENTAÇÃO!
O PRATO QUE FOI UMA CRIAÇÃO DA CHEF DO RESTAURANTE RAIMUNDA PEREIRA, ESTAVA DIVINOOOO. O INTERESSANTE É QUE DEPOIS DO FESTIVAL OS PRATOS PASSAM A INTEGRAR O CARDÁPIO DO RESTAURANTE. VALE A PENA CONFERIR O SORVETE DE CREME COM CALDA DE CAIPIRINHA, SABOR INUSITADO!
FILÉ DE SALMÃO FLAMBADO NA CACHAÇA E CAMARÃO AO MOLHO TENTAÇÃO
DANIELE CONI (GASTRO SSA) E ANDREA COUTINHO (TEMPERO NO FORTE) |
O ARTESATO TAMBÉM FAZ PARTE DO FESTIVAL - NOTA 10 PELA INICIATIVA
CHEF JULIANA BRANGANTINE - OBÁ MOQUECARIA
ALOISIO ARAUJO, DANIELE CONI (GASTRO SSA) E ANDREA COUTINHO (TEMPERO NO FORTE)
DANIELE CONI E CRISTIANO MORAES (GASTRO SSA)
TERREIRO BAHIA - DANIELE CONI E CRISTIANO MORAES (GASTRO SSA)
FESTIVAL DE GASTRONOMIA DA PRAIA DO FORTE
Entre os dias 24 de novembro e 04 de dezembro, o Tempero no Forte dará o tom da Gastronomia baiana
Entre os dias 24 de novembro e 4 de dezembro de 2011, acontece o Tempero no Forte, VI Festival de Gastronomia e III Festival de Arte e Cultura de Praia do Forte. Este ano, tendo a Cachaça como tema, o Festival vem resgatar a cultura local e evidenciar a mais brasileira das bebidas alcoólicas.
Com a presença de chefs de todo o país – que estarão sendo recebidos entre os dias 25 e 27 de novembro – além dos profissionais locais, o desafio este ano é harmonizar pratos com o ingrediente, seja na composição e preparo do menu ou em forma de drinks que acompanham estes pratos que estarão em destaque nos 27 restaurantes participantes. Os artistas também terão o desafio de criar obras sob este tema.
A programação do Festival conta ainda com capacitação para a comunidade em parceria com o SENAC e com o SEBRAE; Casa de Farinha; Espaço da Cachaça, com processo de fabricação, história e degustação; Cozinha Show com aulas sobre gastronomia brasileira; Aulas-Show com chefs de todo o Brasil, ensinando receitas dos pratos diferentes e saborosos.
CHEFS, PRATOS E RESTAURANTES – O Tempero no Forte já virou um dos elementos de destaque da Praia do Forte, onde a gastronomia é um fator indutor. E é por isso que a lista de chefs está cada vez mais ilustre, a começar pela chef anfitriã Tereza Paim, proprietária do Restaurante Terreiro Bahia e que, junto com as chefs Mônica Rangel (Gosto com Gosto/MG), Paula Labaki (SP) e Chuca Cardoso (Pasticio Fiorentina/BA), oferecem o Jantar Mulheres na Cozinha, Cachaça no Salão, com Menu surpresa.
Alessandro Vieira, o Barão (Barão Gastronomia/RJ) – profissional com vasta experiência e trabalhos no Copacabana Palace e com o chef Claude Troisgros – fará sua Costela de Javali, além de outros pratos de boteco, na Vila Gourmet da Pousada Sobrado da Vila.Já Carlos Ribeiro (PB/SP) é o chef convidado no Restaurante Porto da Lua, preparando seu Mixidinho de Lambreta na Cachaça.
Guga Rocha (AL), profissional revelado no concurso Super Chef, do programa Mais Você, da TV Globo, é considerado um dos mais promissores chefs do momento. Ele estará no Restaurante Café do Forte com o pratoLula Bebum (Lulas recheadas com salmão com salsa de tomate cereja e batata soutee na cachaça).
Márcia Pinchemel (Le Bistrô/GO), conhecida por ter sido a primeira chef a criar um elo entre Gastronomia e frutos do cerrado, desembarca na Praia do Forte com seu Camarão Ó Pai Ó, no Restaurante Terra Brasil. O soteropolitano Jonatas Moreira (Espaço Gourmet Vera Moreira/AL), chef convidado da Vila Gourmet da Pousada Via dos Corais também já confirmou sua participação.
Os Camarões flambados e alho afogado na cachaça com espaguete ao alho e óleo são os ingredientes do prato de outro chef convidado. Trata-se de Paulo Gaudio (ES), que estará no Restaurante Casa de Praia.
Para um requintando jantar no Tivoli, três chefs assinaram o menu. O australiano Richard James Fehlberg está responsável pelo prato principal, oSurd and Turf Encachaçado na Praia do Forte, juntamente com Josemar Passos (Restaurante Tivoli/BA), que vai preparar um Ravioli Tivoli na Cachaça Sapiranga e Isaias Neries (Hotel Parador Lumiar/RJ) autor da Pipoca na Cachaça, sobremesa feita especialmente para o evento.
Dentre os chefs locais, os pratos também surpreendem pela originalidade e pela mistura de ingredientes. No Restaurante Três Marias (Imbassaí), o chef Alfredo Rebollo elaborou o Cebiche “Três Marias” com “leite de tigre” da Reserva Sapiranga. Alex Souza, do Restaurante Sabor da Vila fará um Peixe Vermelho ao Forno. Beto Hiagon, chef responsável do Restaurante Kampai, criou o Dueto do mar na cachaça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário