quarta-feira, 23 de maio de 2012

Comida de Buteco




Foi divulgado na noite de ontem no Restaurante Ercolano os vencedores do Festival Gastronômico "Comida di Buteco 2012". O Chef Zezinho do Ercolano preparou um menu digno dos melhores butecos com arrumadinho, pastel, carne-do-sol...
Em noite super animada e cheia de expectativa, foi revelado os 5 vencedores do Comida di Buteco 2012:

1º Lugar 
Buteco: Jô da Bahia
Prato: Flor de Tieta
(F
lor de Salame ao vinagrete com empada de bacalhau de nata e empada de camarão)

2º Lugar
Buteco: Caranguejo do Pascoal
Prato: Sim Senhor
(
Arrumadinho de frutos do mar)


3º Lugar
Buteco: Espaço da Neya.com
Prato: Filé Show
(
Filé Especial ao molho Shoyo)



4º Lugar
Buteco: Vista Pro Mar
Prato: Arrumadinho de fumeiro

(Arrumadinho de carne de fumeiro com feijão andu)




5º Lugar
Buteco: DONAEVA
Prato: Lambreta gratinada
(Lambretas cozidas no vapor e cobertas por uma pasta de manteiga com alho e ervas, servidas com pão)







Comida di Buteco chegou à sua 5ª edição em Salvador 

De 13 de abril a 13 de maio, Salvador recebeu a 5ª edição do Comida di Buteco 2012, conhecido como o maior concurso gastronômico de botecos do país. Somente na capital baiana, 30 bares participaram da disputa com 30 tira-gostos inéditos, criados especialmente para a ocasião. Os petiscos deveriam ser preparados com ingredientes regionais para reforçar a missão do evento que é resgatar e valorizar a culinária de raiz.

Neste ano, o Comida di Buteco aconteceu simultaneamente em 15 cidades do país - Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Uberlândia (MG), Montes Claros (MG), Ipatinga (MG), Poços de Caldas (MG), Juiz de Fora (MG), Manaus (AM), Belém (PA), Rio de Janeiro (RJ), São José do Rio Preto (SP), Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), Fortaleza (CE) e Goiânia (GO).

Em junho será a vez da cidade de São Paulo, que receberá o evento pela primeira vez. Ao todo, 379 botecos irão disputar o prêmio em todo o Brasil.

O Comida di Buteco está completando 12 anos superando as expectativas a cada edição. Somente no ano passado, os botecos de todo o Brasil receberam um público total de 2,3 milhões de pessoas. Este número consolida o concurso mostrando a receptividade e a aderência do público ao evento. Com a grande movimentação nos botecos participantes, a edição de 2011 vendeu mais de 260 mil tira-gostos e passou a marca dos 320 mil votos.

Idealizado pelo gastrônomo Eduardo Maya, o concurso estimula, sobretudo, a valorização dos ingredientes regionais e a criatividade para a elaboração dos pratos. Para escolher os botecos que irão participar do concurso e buscar novas inspirações, Maya que é estudioso da cultura e culinária de raiz, percorre mais de mil estabelecimentos no Brasil e no mundo, por ano. Atualmente, o especialista em botecos mantém o “Centro Culinário”, escola e espaço de pesquisa, onde procura passar aos seus alunos, não apenas receitas, mas toda a cultura envolvendo os temas em questão. “Hoje tenho alunos que são desde chefes e donos de restaurantes até pessoas que admiram o tema como um hobbie”, orgulha-se.




Lista dos Botecos Participantes

A VendaO Bar A Venda participa do concurso há quatro anos e para este ano criou o petisco Camarão à Moda D’Venda. O prato é feito com camarão cremoso, cozido com um molho especial tipo rosê.
Endereço: Av. Iemanjá, 100 A - Boca do Rio. Tel.: (71) 3362-5673. Funcionamento: Segunda e Terça: das 11h às 16h; de Quarta à Sábado: das 11h às 21h; Domingos e Feriados: das 11h às 18h. Cartão de Crédito: aceita todas as bandeiras.

Aconchego da ZuzuO Aconchego da Zuzu já participou de todas as edições do concurso e para este ano criou o Sabor de Buteco. O petisco é um chouriço fresco, grelhado ao vinho branco e servido com farofa de inhame.
Endereço: Rua Quintino Bocaiúva, 18 - Fazenda Garcia. Tel: (71) 3331-5074. Funcionamento: Terça, Quarta e Domingo: das 12h às 16h; de Quinta à Sábado: das 12h às 00h. Cartão de Crédito: aceita todas as bandeiras.

Casa da MãePara abrilhantar a sua primeira participação no Comida di Buteco, o bar Casa da Mãe criou o petisco Fumeiro à Moda da Mãe. O prato é preparado com a carne de fumeiro levemente saltiada com cebola, e batatas gratinadas.
Endereço: Rua Guedes Cabral, 81 - Rio Vermelho. Tel: (71) 3017-9041. Funcionamento: Quarta à Sábado: das 18h às 01h. Cartão de Crédito: aceita todas as bandeiras. 

Bar das MeninasO Bar das Meninas participa pela quarta vez do concurso e para disputar o Comida di Buteco deste ano foi criado o prato Dona Flor e seus Dois Maridos. O petisco é uma bisteca que é servida acompanhada de farofa de banana e feijão tropeiro com molho barbecue
Endereço: Rua General Braulio Guimarães, 39 - Jardim Armação. Tel: (71) 3013-7099. Funcionamento: Segunda: das 8h às 17h; de Terça à Quinta e Sábado: das 8h às 20h; Sexta: das 8h às 22h. Fechado aos domingos. Cartão de Crédito: aceita todas as bandeiras.

Bar do Ulisses O Bar do Ulisses participa pela segunda vez do concurso com o prato Swing do Mar. O petisco é um bolinho de peixe com creme de molho especial à base de maionese Hellman’s com temperos diversos com manjericão e azeite à gosto.
Endereço: Rua Direita do Santo Antonio, 541 - Santo Antônio. Tel: (71) 3014-0130. Funcionamento: Terça à Sexta: das 17h às 23h; Sábado, Domingo e Feriados: das 11h às 18h. Cartão de Crédito: aceita todas as bandeiras.

Bar do LuísO Bar dos Amigos, como também é conhecido o Bar do Luís, participa pela segunda vez do concurso. Neste ano, o bar concorre com o prato Talhadinha de Picanha com Farofa da Mamãe. O petisco é preparado com pequenos pedaços de picanha e acompanha farofa especial e vinagrete.
Endereço: Rua Monsenhor Gaspar Sadoc, 467 - Costa Azul. Tel: (71) 3342-4450. Funcionamento: Terça à Sexta: das 17h às 00h. Sábado, Domingo e Feriado: das 12h às 22h. Cartão de Crédito: aceita todas as bandeiras.

Beco da RosáliaO Beco da Rosália participa pelo quarto ano do concurso e neste ano inova com o prato Beijo Bandido. O petisco é um pernil de cordeiro marinado com maionese, servido com molho “chimichurri” e farofa de beijú.
Endereço: Rua General Labatut, 137 - Ed. Shopping Colonial – Barris. Tel: (71) 3328-2417. Funcionamento: Diariamente: das 18h às 02h. Cartão de Crédito: aceita todas as bandeiras.

Bar Koisa Nossa (Os internacionais) - O tradicional bar da Mouraria já participou de todas as edições do concurso. Para concorrer ao título de Melhor Boteco 2012, o bar preparou o Pastel Sertanejo. O tira-gosto é um pastel de charque desfiada com banana da terra, queijo coalho e creme de ervas.  Endereço: Travessa Engenheiro Allioni, 1 – Mouraria. Tel: (71) 3266-5596. Funcionamento: Terça e Quarta: das 17h às 00h; Quinta e Sexta: das 17h às 01h; Sábado: das 12h às 21h. Fechado aos domingos. Cartão de Crédito: aceita todas as bandeiras.

Boteco do SaborO Boteco do Sabor participa pela primeira vez do Comida di Buteco inovou com o petisco Ai como eu tô Bandido!, que promete movimentar o estabelecimento. O tira-gosto é um bolinho de carne de sertão com queijo coalho e pirão de aipim. 
Serviço: Endereço: Rua Araujo Baston, 11 – Pituaçu. Tel.: (71) 3363-5920. Funcionamento: Diariamente: das 10h às 00h. Cartão de Crédito: aceita todas as bandeiras.

Caranguejo do PascoalO Caranguejo do Pascoal estreia no Comida di Buteco com o prato Sim Sinhô!. O petisco é um arrumadinho de frutos do mar. 
Endereço: Rua Olhos D´Agua, 128 – Itapuã. Tel: (71) 3249-4360. Funcionamento: Quarta à Sexta: das 16h30 às 23h30; Sábado, Domingo e Feriados: das 12h às 23h30.

Dona EvAPela primeira vez disputando o título de Melhor Boteco, o bar DonaevA preparou o prato Lambreta Gratinada.  A lambreta é cozida no vapor e cobertas por uma pasta de manteiga com alho e ervas. O prato é servido com pão. Endereço: Rua Gilberto Freyre - Quadra E - Lote 04 - Stela Maris. Tel: (71) 3374-4437. Funcionamento: Quarta e Quinta: das 17h às 22h; Sexta e Sábado: das 11h às 02h; Domingo: das 11h às 21h. Cartão de Crédito: aceita todas as bandeiras.

PassarelaO bar estreia no concurso e concorre com o tira-gosto Atoladinho. O prato é feito com um mix de linguiça e carne suína defumada, flambados na cachaça e coberto com tutu de feijão e crocante cebola à milanesa.
Endereço: Rua João Gomes, 04 - Rio Vermelho. Tel.: (71) 3019-7110. Funcionamento: Terça à Domingo: das 18h às 01h. Cartão de Crédito: Visa e Mastercard.

Platô O Furacão Baiano é a aposta do Bar Platô para vencer a disputa em sua primeira participação. O prato é feito com banana da terra com coco ralado, assada com carne seca desfiada, especiarias e lascas de queijo.
Endereço:  Rua Plinio Moscoso, 25 - Jardim Apipema. Tel: (71) 3237-1604. Funcionamento: Terça à Quinta: das 17h às 23h; Sexta: das 17h às 00h30; Sábado: das 12h às 00h; Domingo e Feriados: das 12h às 20h. Cartão de Crédito: aceita todas as bandeiras.

Siri CascudoPara estrear no Comida di Buteco, o bar Siri Cascudo criou o Sirigueijo. O petisco é um quibe de siri servido com um molho à base de maionese. 
Endereço: Rua Orlando Imbassahy s\n - Loteamento Stella (ref. Village Petromar) - Stela Maris. Tel: (71) 3374-4423. Funcionamento: Terça à Sexta: das 16h às 00h; Sábado, Domingo e Feriados: das 14h às 00h. Cartão de Crédito: aceita todas as bandeiras.

Vista pro MarO bar Vista Pro Mar concorre pelo terceiro ano com o prato Arrumadinho de Fumeiro. O prato é o típico arrumadinho que leva carne de fumeiro, salada, farofa d’água e feijão andú.
Endereço: Rua Sargento Renato Santos, 7 B – Itapuã. Tel: (71) 3375-1856. Funcionamento: Domingo à Quarta: das 11h30 às 22h; Quinta: das 11h30 às 00h; Sexta e Sábado: das 11h30 às 02h. Cartão de Crédito: Visa e Mastercard.

Tampinha Bar e RestauranteO Tampinha Bar e Restaurante participa pela quarta vez do concurso. O prato concorrente deste ano é a Coxinha de Asinha do Tampinha. O petisco é uma asinha de frango recheada com bacon, presunto e requeijão cremoso, ao molho de maionese. 
Endereço: Rua Caetano de Moura, 34 – Federação. Tel: (71) 3235-0196. Funcionamento: Segunda à Sábado: das 11h às 23h; Domingo e Feriados: das 11h às 16h. Cartão de Crédito: aceita todas as bandeiras.

Thyliu’s Sabores do LulaConcorrendo desde a primeira edição do Comida di Buteco, o Thyliu’s Sabores do Lula preparou o prato Hellmajú. O tira-gosto é uma frigideira de carne de caju com camarão seco e maionese de limão, com queijo parmesão gratinado.
Endereço: Mercado do Ogunjá, Box 102 - Av. General Graça Lessa , s/n – Brotas. Tel: (71) 3356-1636. Funcionamento: Segunda à Quarta: das 8h às 18h; Quinta e Sábado: das 8h às 20h; Sexta: das 8h às 22h. Cartão de Crédito: Visa e Mastercard.

Recanto Tia CéliaO Recanto Tia Célia participa há quatro anos do concurso e preparou para esta edição, o Ramiki. O prato é uma tortinha de peito de frango com milho verde, e um recheio especial.
Endereço: Rua Padre Domingos de Brito, 1a travessa, 25 – Garcia. Tel: (71) 3235-5872. Funcionamento: Terça à Domingo e Feriados: das 12h às 23h. Cartão de Crédito: Visa.

Porto CaymmiParticipando pela segunda vez do concurso, o Porto Caymmi está concorrendo com a Costela de Porco à moda do Porto. A costela de porco assada é temperada com alecrim e Vinho do Porto, servida com farofa.
Serviço: Endereço: Rua do Meio, 237 - Praça Brigadeiro Faria Rocha - Rio Vermelho. Tel: (71) 3334-4352. Funcionamento: Terça à Domingo: das 12h às 02h. Cartão de Crédito: aceita todas as bandeiras.

Recanto da Lua CheiaParticipante desde a primeira edição do concurso, o Recanto da Lua Cheia, bar com especialidade em frutos do mar, entrou na disputa com o prato Peixisco da Lua. O petisco é um peixe catado e desfiado cozido no azeite e acompanhado por um farofa de dendê. 
Endereço: Rua Rio Negro, 02 - Monte Serrat (Pedra Furada). Tel: (71) 3315-1275. Funcionamento: Quarta à Sábado: das 11h às 23h; Domingo e Feriados: das 11h às 17h30. Cartão de Crédito: aceita todas as bandeiras.

Jabá do SertãoParticipando pela quarta vez do Comida di Buteco, o Jabá do Sertão preparou a Moela Safada. A moela temperada recebe um toque especial do molho de creme de leite. O prato é servido na batata com torradas.
Endereço: Ladeira do Arco, 237 – Barbalho. Tel: (71) 3327-6176 e (71) 3012-6171. Funcionamento: Segunda à Sexta: das 12h às 15h e das 18h até o último cliente; Sábado, Domingo e Feriados: das 12h até o último cliente. Cartão de Crédito: aceita todas as bandeiras.

Mocambinho BarParticipando pela quarta vez do concurso, o Mocambinho Bar criou a Cumbuca da Zira. O prato é preparado com charque desfiado e a calabresa de pernil refogados na cebola roxa com manteiga de garrafa, flambados na cachaça regional e molho especial. O petisco acompanha farofa de gengibre e lascas de coco verde.
Endereço: Rua da Faísca, 12 - Dois de Julho. Tel: (71) 3328-1430. Funcionamento: Terça à Sábado: das 18h às 02h. Cartão de Crédito: Visa e Mastercard.

Jô da BahiaO boteco Jô da Bahia levou o quarto lugar na edição de 2011 do Comida di Buteco, com o salgado Piriguete. Para este ano, Jô preparou o prato Flor de Tieta. O tira-gosto é uma flor de salame ao vinagrete, acompanhado por uma empada de bacalhau de nata e uma de camarão.
Endereço: Rua Prof. Francisco Góes Calmon, 50 - São Caetano. Tel: (71) 3259-7929. Funcionamento: Terça à Sexta: das 18h às 23h; Sábado: das 12h às 23h. Fechado aos domingos e segundas. Cartão de Crédito: aceita todas as bandeiras.

Navona Bar do TonhoO Navona Bar do Tonho participa pela quarta vez do concurso e aposta no Ripa na Chupila para este ano. O prato é uma costela de boi ao forno, ao molho Navona, servido com aipim refogado na manteiga de garrafa.
Endereço: Rua Território do Rio Branco, 125 – Pituba. Tel: (71) 3240-4792. Funcionamento: Terça à Domingo: das 16h às 00h. Cartão de Crédito: aceita todas as bandeiras

Escondidinho Bar e RestauranteO Escondidinho Bar foi o campeão do Comida di Buteco 2011, com o petisco Na Moita. Para este ano, o boteco aposta no Vestidinho de Xita. O prato é preparado com uma camada de pirão de aipim e pirão de banana, duas camadas de carne de sol com queijo mussarela e coalho, cobertos por um molho surpresa.
Endereço: Vila São Roque, 192 - Campinas de Brotas. Tel: (71) 3382-0567. Funcionamento: Terça à Domingo: das 18h às 22h. Cartão de Crédito: Visa e Mastercard.

Cantina do Juliu’sPelo terceiro ano participando do Comida di Buteco, o Cantina do Juliu’s liderado pelo Sr. Carlos Alberto preparou um Bolinho de Arroz com Camarão ao Bafo e molho de ervas para esta edição. Os bolinhos são temperados e fritos com o camarão a vapor.
Endereço: Rua da Galiléia de Cima, 96 - Bairro Roma. Tel: (71) 3489-2935. Funcionamento: Quarta à Sexta: das 11h às 22h; Sábado, Domingo e Feriados: das 11h às 18h. Aceita cartão de débito.

Bar do JonasParticipante desde a primeira edição do Comida di Buteco, o Bar do Jonas concorre neste ano com o Strogonoff do Sertão. O prato é feito com charque e carne do sol, além dos tradicionais ingredientes do strogonoff. Ele é servido com molho picante. 
Endereço: Rua Professor Gerson Pinto, Lote 7 - Quadra 41 - Costa Azul. Tel: (71) 3272-1721. Funcionamento: Segunda e Terça: das 11h às 16h; Quarta à Sexta: das 11h às 23h; Sábado, Domingo e Feriados: das 11h às 17h. Cartão de Crédito: aceita todas as bandeiras.

Biritódromo O Biritódromo participa pelo terceiro ano do concurso e aposta no petisco Bisteca Acebolada Saborosa para a disputa deste ano. O prato é servido acompanhado de farofa e salada vinagrete.
Endereço: Rua Antônio Dias Martins, 11 - Box 1 e 2 - Ed. Mundo Novo - Santo Agostinho. Tel: (71) 3013-9159. Funcionamento: Diariamente: das 8h até o último cliente.

Lulas BarEm segundo lugar na edição do Comida di Buteco de 2011, o Lulas Bar funciona há 25 anos em Campinas de Brotas e tem a frente Luis Reis, mais conhecido como Lula, e sua esposa Lícia Mascarenhas. Nesta edição, o boteco concorre com o prato D’Lícia. O petisco é feito com bacalhau desfiado, refogado no azeite doce e maionese. O prato acompanha salada.
Endereço: Vila São Roque, 11 - Campinas de Brotas. Tel: (71) 3380-0338. Funcionamento: Quarta e Quinta: das 17h às 22h; Sexta: das 17h às 23h30; Sábado e Domingo: das 13h às 21h. Cartão de Crédito: aceita todas as bandeiras.

Espaço da Neya.comPela segunda vez participando do concurso, Dona Neya aposta no Filé Show para ganhar a disputa. O petisco é feito com filé em tiras com molho shoyo, conhaque, vinho e maionese. Ele é servido com batatas fritas.
Endereço: Rua Diógenes Alves, 144 - Térreo - Conj. São Judas Tadeu - Pernambués. Tel: (71) 3460-0765. Funcionamento: Segunda à Quinta: das 15h às 23h; Sexta: das 15h às 01h; Sábado: das 12h às 00h; Domingo e Feriados: das 11h às 22h. Cartão de Crédito: aceita todas as bandeiras.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...